Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Pelé escreve carta para Putin pedindo fim da Guerra: “Pare com essa invasão”

Através das redes sociais, o comunicado rapidamente virou assunto em mídias internacionais, veja

Alan de Oliveira | @baco.deoli sob superisão de Fabio Previdelli Publicado em 02/06/2022, às 13h39

O rei do Futebol Pelé e o líder russo Putin - Getty Images
O rei do Futebol Pelé e o líder russo Putin - Getty Images

A lenda do futebol brasileiro, Pelé, fez uma apelação pública nesta quarta-feira,1, para o líder russo, Vladimir Putin, encerrar sua invasão na Ucrânia, minutos antes da seleção ucraniana jogar uma partida qualificatória para a Copa do Mundo.

Quero usar o jogo de hoje como uma oportunidade para fazer um pedido: pare com essa invasão. Não existe argumento que justifique a violência”, escreveu o rei do futebol em um trecho de comunicado publicado no Instagram.

O último encontro

Pelé e Putin estiveram juntos pela última vez em Moscou no ano de 2017, durante a Copa das Confederações, torneio tradicional que colocava frente a frente todos os países vencedores dos torneios de seu continente, disputado sempre antes da Copa do Mundo, que por ventura, foi realizada na Rússia em 2018. 

O líder russo disse na época que o ex-jogador é um de seus atletas favoritos em toda a história e que o encontro foi marcante, por pensar que nunca aconteceria, segundo apuração do site 'Terra'.

Breve momento de felicidade para ucranianos

A Ucrânia venceu a Escócia por 3 a 1 nesta quarta-feira e agora irá disputar uma partida contra o País de Gales em busca da última vaga para times europeus na Copa do Mundo de 2022, que começará em novembro no Qatar. O jogo tem data marcada para o domingo, 5, em Gales, com início às 15h.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, agradeceu à equipe por "duas horas de felicidade, algo a que não estamos acostumados".