Notícias » Estados Unidos

Personagem de Eternos faz crescer interesse por linguagem de sinais, aponta pesquisa

O estudo foi feito pela Preply, uma plataforma de educação online

Pamela Malva Publicado em 17/11/2021, às 19h00

None
Divulgação/ Sophie Mutevelian/ Marvel

No dia 5 de novembro, a Marvel lançou o longa ‘Eternos’ e uma personagem em especial chamou bastante atenção. Já conhecida por seu trabalho em The Walking Dead, a atriz Lauren Ridloff, que interpretou Makkari na produção, tornou-se a primeira heroína com deficiência auditiva na história do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, em inglês).

Acontece que, ao se comunicar apenas na Língua Gestual Americana (ASL, da sigla em inglês) no longa, Makkari despertou o interesse de diversos fãs. Com isso, um estudo revelou que as pesquisas pelo tema cresceram — e muito — após a estreia do filme.

Um estudo realizado pela Preply — uma plataforma de educação online — revelou que as buscas por termos como "libras para iniciantes” tiveram um aumento de 250%. Ao mesmo tempo, as pesquisas pelo nome de Lauren Ridloff cresceram em 550%, enquanto os termos "primeira heroína surda" foram duas vezes mais pesquisados do que em 2020.

Para a atriz, que sempre buscou aumentar a representatividade no cinema, a resposta do público "significa que meus dois meninos, que também são surdos, crescerão em um mundo onde existem super-heróis surdos". "[Eles] poderão sonhar mais alto", comemorou Lauren Ridloff, cujos filhos têm 7 e 9 anos, ao The New York Times.

Muito além de aumentar o interesse das pessoas sobre as línguas de sinais, contudo, o papel de Ridloff também chamou atenção por ser uma adaptação bem diferente dos quadrinhos. Enquanto, nas HQs originais da franquia, a personagem Makkari é um homem branco, no filme ela é uma mulher negra e com deficiência auditiva.

Espero que isso tenha o mesmo impacto em diferentes comunidades, pessoas marginalizadas ou que estão sub-representadas na indústria [do cinema]", afirmou a atriz, ao comentar sobre seu papel, em entrevista à Variety.