Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / EUA

Pescador encontra raro peixe-jacaré, considerado um fóssil vivo, nos EUA

A descoberta do animal não nativo da região tem intrigado especialistas

Redação Publicado em 16/10/2021, às 13h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O peixe-jacaré - Divulgação / Kansas Department of Wildlife & Parks
O peixe-jacaré - Divulgação / Kansas Department of Wildlife & Parks

Um pescador do estado americano do Kansas ficou surpreso ao encontrar um animal raro, conhecido como peixe-jacaré, no rio Neosho. O espécime de rosto alongado e que não é nativo da região tinha 1,37 m de comprimento e pesava 18 kg.

De acordo com o Departamento de Vida Selvagem e Parques do Kansas, o KDWP, esse peixe é considerado um "fóssil vivo", uma vez que há registros da espécie que datam de quase 100 milhões de anos atrás. 

Segundo o portal de notícias UOL, os biólogos do KDWP estão intrigados com a aparição, já que nunca antes fora notificado a presença da espécie na região.

“Acreditamos que as informações do pescador são precisas e que o peixe foi, de fato, pescado no rio Neosho. No entanto, isso não significa que o peixe seja nativo daquele rio”, disse Connor Ossowski, biólogo do departamento.

Os especialistas acreditam que o peixe possa ter vindo de uma população que habita outro estado do país. A suspeita poderá ser confirmada por meio de um teste científico. Porém, há também a teoria de que o espécime tenha sido solto após ter vivido durante determinado período em um aquário, como animal de estimação.

“Não é improvável que este peixe já tenha sido o animal de estimação de alguém ou que tenha sido comprado em uma loja de animais e depois jogado no rio quando se tornou muito grande”, declarou Doug Nygren, diretor da Divisão de Pesca da KDWP.