Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pré-História

Pescadores do Reino Unido encontram impressionante chifre de 5 mil anos

Descoberto em uma praia, o item pertenceu a Auroque— ancestral dos atuais bois domésticos

André Nogueira Publicado em 03/06/2020, às 12h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Corno do Auroque - Divulgação/Black Rock Lave Net Heritage Fishery
Corno do Auroque - Divulgação/Black Rock Lave Net Heritage Fishery

No Reino Unido, um gigantesco chifre de quase 70 centímetros foi encontrado, tendo pertencido a uma espécie antiga e extinta de boi, ancestral do gado contemporâneo. Em excelente estado de conservação, mantido no estuário do Rio Severn, ele deve ter, ao menos, 5 mil anos de idade.

Objeto foi descoberto por pescadores locais que revelaram o achado. Conhecidos como Auroques, esse bois viveram na Inglaterra, habitando também a Europa continental, a África e a Ásia, podendo chegar a dois metros de altura. O chifre encontrado pesa cerca de 3 kg.

Chifre no local onde foi encontrado / Crédito: Divulgação

“Encontramos o chifre cerca de uma semana atrás, depois que tempestades incomuns de verão movimentaram a areia ao longo do estuário de Severn”, testemunhou Martin Morgan, um dos irmãos responsáveis pelo achado, ao Daily Mail. “Normalmente encontramos pedaços de naufrágios ao longo da costa; assim passamos a ter facilidade para detectar itens incomuns. À distância, pensávamos que era um pouco de madeira e, quando nos aproximamos, parecia ser algum tipo de osso."

Depois de análises, o professor Martin Bell, da Universidade de Reading, concluiu se tratar de um Auroque de 5 mil anos. “Está claramente bem preservado e é um achado emocionante. Parece que é de um adulto e está claramente bem preservado, então esperamos ir e datar o carbono, quando eu puder viajar novamente”, afirmou ao jornal.