Notícias » Mundo

Pescadores encontram 94 imigrantes à deriva no Caribe

Vindos do Haiti, os viajantes foram abandonados por seus contrabandistas depois que o motor do barco quebrou

Pamela Malva Publicado em 01/10/2020, às 13h30

O barco lotado de imigrantes haitianos
O barco lotado de imigrantes haitianos - Divulgação/Marinha da Colômbia

Enquanto navegavam pelo mar do Caribe, alguns pescadores colombianos se surpreenderam ao encontrar um barco lotado, à deriva. Sozinhos em uma lancha que não funcionava mais, 94 haitianos, sendo 33 crianças, esperavam por algum socorro.

Segundo informações divulgadas pela BBC na terça-feira, 29, os imigrantes estavam tentando chegar ao Panamá. No meio do trajeto, contudo, o motor do barco quebrou e os contrabandistas responsáveis pelo grupo decidiram por abandoná-los no mar.

Após serem encontrados, os quase 100 imigrantes foram rebocados pelos pescadores e, em seguida, levados até um porto da Colômbia. Dalí, a Marinha guiou todos os haitianos até a cidade de Turbo, a fim de tratar das burocracias do caso.

Agora, as autoridades de migração da Colômbia devem decidir qual será o destino dos imigrantes resgatados. Existe a possibilidade, no entanto, que eles sejam deportados de volta para o Haiti — apenas em 2020, os oficiais de migração colombianos já enviaram cerca de 3 mil haitianos para casa.