Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Reino Unido

Pesquisa afirma que Jimi Hendrix não é o responsável pela epidemia de periquitos no Reino Unido

O músico foi acusado de liberar a primeira dupla de pássaros reprodutores em 1968

Daniela Bazi Publicado em 13/12/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jimi Hendrix é um dos maiores nomes da história da música - Getty Images
Jimi Hendrix é um dos maiores nomes da história da música - Getty Images

Por muitos anos, existiram lendas bizarras sobre a origem dos periquitos na Grã-Bretanha, que acabaram envolvendo personalidades da mídia como Jimi Hendrix, Humphrey Bogart e George Michael. Entretanto, uma nova pesquisa divulgada essa semana no Journal of Zoology prova o contrário.

A teoria mais conhecida é de que Jimi Hendrix teria lançado o primeiro casal de pássaros reprodutores, chamados Adam e Eve, em forma de símbolo de paz, no ano de 1968. George Michael também está entre os nomes responsáveis pela origem dos pássaros, onde muitos dizem que começaram a se espalhar após ladrões danificarem seu aviário secreto.

O aumento no número de periquitos na Grã-Bretanha se deu entre os anos de 1986 e 1999 / Créditos: Getty Images

Entretanto, muitas pessoas também acreditam que periquitos teriam escapado do set de filmagens do filme Uma Aventura na África (The African Queen, no título original). Os animais teriam sido levados até a Grã-Bretanha para simular o país africano. O fato resultou numa fuga em massa das aves.

De acordo com o estudo publicado pelo Journal of Zoology, existiam relatos de periquitos desde 1855, quando um foi visto na cidade de Norfolk. Os pesquisadores acreditam que o número dos animais possa ter aumentado após fugas de casas de pássaros britânicas que foram danificadas pela Grande Tempestade de 1987. Além disso, o clima quente pode ter sido um grande fator para a expansão dos pássaros.

Também existe a suspeita de que após o surto da febre dos papagaios, em 1929, 1930 e 1952, muitas aves, que eram tratadas como animais de estimação, tenham sido libertadas quando jornais locais publicaram um aviso pedindo ao público para ficar longe de pássaros perigosos.

“As lendas divertidas relacionadas às origens dos periquitos do Reino Unido provavelmente não vão desaparecer tão cedo. Nossa pesquisa encontrou apenas evidências para apoiar a crença da maioria dos ornitólogos - a disseminação de periquitos no Reino Unido é provavelmente uma consequência de lançamentos e apresentações repetidas, e nada a ver com acrobacias publicitárias de músicos ou estrelas de cinema", afirmou Steven Le Comber, líder do estudo pela Universidade Queen Mary de Londres.

Atualmente, existem mais de 170.000 periquitos na Grã-Bretanha desde o seu grande aumento entre os anos de 1986 e 1999.