Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Música

Pesquisa: Metade dos jovens da Geração Z não conhece David Bowie, Pink Floyd e Bon Jovi

Levantamento também mostrou conhecimento de geração mais antiga sobre os músicos da atualidade

Redação Publicado em 23/05/2022, às 15h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Bowie na capa de "Aladdin Sane" e Doja Cat no clipe de "Get Into It (Yuh)" - Divulgação / Youtube/Doja Cat
David Bowie na capa de "Aladdin Sane" e Doja Cat no clipe de "Get Into It (Yuh)" - Divulgação / Youtube/Doja Cat

Uma pesquisa feita pela Roberts, a mais antiga fabricante de rádios do Reino Unido que ainda opera nos dias de hoje, mostrou como é o conhecimento musical de diferentes gerações em relação ao tempo em que elas vivem.

Para os jovens da chamada “Geração Z”, o levantamento considerou pessoas entre os 16 e 23 anos em 2022, questionando-os sobre artistas de décadas anteriores, para “testar” seus conhecimentos. Os resultados surpreenderam muitos internautas.

Como repercutiu o portal Tenho Mais Discos Que Amigos!, pouco menos de 70% dos jovens responderam conhecer os Beatles, enquanto 58% disse conhecer Paul McCartney. Já para Bon Jovi, Pink Floyd e David Bowie, as porcentagens estão mais ou menos em metade dos entrevistados.

Outros números também chocaram: somente 36,34% dos entrevistados conhecem Aretha Franklin, e 40% responderam que conheciam a banda irlandesa U2. Bee Gees, Phil Collins e Beach Boys eram conhecidos por 42% dos jovens ouvidos na pesquisa.

O outro lado da moeda

Ao mesmo tempo em que os jovens podiam não conhecer tanto as músicas mais antigas, outro levantamento questionou o conhecimento da “Geração Silenciosa” sobre os artistas mais atuais. Os entrevistados têm 74 anos ou mais.

Cerca de apenas 2% deles conhecem Doja Cat e Olivia Rodrigo, e somente 3% disse saber quem é o rapper Post Malone. Entre os mais conhecidos estão Beyoncé, conhecida por 47% deles, Lady Gaga, que recebeu um afirmativo de 54% e Ed Sheeran, o nome mais escutado, com 61%.

Confira a pesquisa completa aqui;