Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Beatles

Pesquisa revela que um a cada três jovens britânicos desconhecem os Beatles

Banda apresenta melhor percentual entre estrelas antigas

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/05/2022, às 22h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Beatles - Reprodução/Vídeo/Youtube/The Beatles
Beatles - Reprodução/Vídeo/Youtube/The Beatles

Segundo uma pesquisa realizada no Reino Unido, pela empresa Censuswide a pedido da fabricante e vendedora de rádios Roberts Radio, um em cada três jovens britânicos não conhecem o trabalho dos Beatles.

A pesquisa foi realizada com 2 mil entrevistados, com idades de 16 a 23 anos, e mostrou que “68,97% da Geração Z estava familiarizada com a banda, o que representa, aproximadamente, dois a cada três jovens. 

O objetivo da pesquisa era fazer um recorte para mostrar quanto os jovens da Geração Z conhecem lendárias estrelas antigas, em comparação aos membros da chamada “Geração Silenciosa”, cuja idade é superior a 74 anos.

“Mais de um terço da Geração Z nos disse que não ouviria uma música se fosse lançada antes de eles nascerem. Essa é uma biblioteca inteira de clássicos lançados antes de 2000 que a geração mais jovem pode estar perdendo”, disseram os pesquisadores.

“Quando perguntamos se as pessoas acham músicas ou artistas antigos chatos, a Gen Z foi a geração que mais concordou que sim, com quase 34% [das respostas]”, afirmam eles. 

A pesquisa também mostrou que homens estão mais propensos a achar música antiga chata, com cerca de 21% em comparação às mulheres, com aproximadamente 11%.

Melhor desempenho entre ‘As estrelas mais velhas da música’

Os 'garotos de Liverpool' apresentam um melhor desempenho entre a Geração Z, se comparados a outros artistas e bandas antigas, como ‘Queen’, ‘David Bowie’ e ‘Pink Floyd’, que receberam resposta positiva de 66,81%, 53,88% e 51,72%, dos jovens, respectivamente.

A artista mais desconhecida foi a ‘Rainha do Soul’, Aretha Franklin, com mais de 60% dos jovens a desconhecendo. Logo depois, a banda ‘U2’ e ‘The Supremes’.  

Os pesquisadores acreditam que os Beatles e Elvis Presley devem manter uma base sólida de fãs jovens por mais 10 anos.