Notícias » Reino Unido

Pesquisadores acreditam ter encontrado lâmpada do século 3 na Inglaterra

A função do pequeno recipiente permanece um mistério para os arqueólogos, que levantam hipóteses sobre a antiga cerâmica

Isabela Barreiros Publicado em 17/04/2020, às 08h00

A possível lâmpada encontrada na Inglaterra
A possível lâmpada encontrada na Inglaterra - Archaeological Services WYAS

“Mais perguntas que respostas”: foi assim que o Archaeological Services WYAS, órgão responsável pelas descobertas arqueológicas de Leeds, na Inglaterra, definiu um novo objeto encontrado no fundo de uma grande vala no condado de Lincolnshire. O achado foi anunciado na página do Facebook da organização.

O pequeno artefato é um vaso artesanal que está quase completo — ele está quebrado na ponta, onde leva um bocal e em sua outra ponta. Também está rachado, o que dificulta as análises possíveis a serem realizadas, devido à fragilidade evidente.

Com uma base arredondada, a porcelana foi feita com uma peça de quartzo cinza temperada. Segundo os pesquisadores do Archaeological Services WYAS, a cerâmica pode remontar do século 3 d.C e ter sido uma lâmpada feita à mão.

Ainda assim, pouco se sabe sobre sua funcionalidade no período em que foi utilizada. Os arqueólogos observaram que o objeto estava possivelmente queimado ao redor de sua base e em baixo de seu bico, o que os levou a acreditar que se tratava de um cadinho, um pote resistente a elevadas temperaturas.

Como não havia nenhum resíduo dentro da peça, nem mesmo por meio de minuciosas pesquisas, a cerâmica permanece envolta de mistérios.