Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Pesquisadores brasileiros observam raro comportamento em peixe-elétrico no Pará

Os animais, que são capazes de liberar uma descarga elétrica de 860 volts, resultaram numa curiosa descoberta

Ingredi Brunato Publicado em 18/01/2021, às 14h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de um poraquê - Divulgação / L.Sousa
Fotografia de um poraquê - Divulgação / L.Sousa

Na última quinta-feira, 14, um grupo de pesquisadores brasileiros publicou no periódico Ecology and Evolution um estudo que descreve um comportamento inédito observado  nos poraquês, peixes de dois metros de comprimento capazes de liberar descargas elétricas de até 860 volts.

Embora a espécie seja capaz de dar um choque cuja potência não é comparável ao de nenhum outro animal existente, o que já a torna uma predadora mortal, alguns exemplares do Pará passaram também a caçar em bandos. O comportamento incomum foi flagrado no rio paraense Iriri.

“Só o fato de encontrar os poraquês em grandes grupos já é excepcional. Descobrir depois que eles usam isso pra caçar é uma coisa extraordinária”, comentou Douglas Bastos, especialista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e também um dos envolvidos na pesquisa, segundo repercutido pela Superinteressante. 

Fotografia de poraquês caçando juntos no rio Iriri / Crédito: Divulgação/ Douglas Bastos

Peixes raramente colaboram uns com os outros durante a procura por presas, comportamento que é muito comum em mamíferos - devido ao seu caráter mais social - o que torna o caso particularmente especial.

Agora, os próximos passos do estudo consistem em determinar se é uma característica específica dos poraquês do local ou um hábito da espécie, e também descobrir como esses peixes elétricos se comunicam para coordenar seus ataques. 


+Saiba mais sobre o reino animal por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Ocean: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2015) - https://amzn.to/31L941I

Animals: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2012) - https://amzn.to/33TNk6r

Life Lessons from the Heart of Horses: How Horses Teach Us About Relationships and Healing, de Kathy Pike (2021) - https://amzn.to/31JdYMA

Animal Kingdom: A Collection of Portraits, de Randal Ford (2018) - https://amzn.to/33QdKWN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W