Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Pesquisadores criam jogo de tabuleiro sobre patrimônios históricos de Franca, SP

A trilha de grandes construções do município interiorano foi criada por mestrando da Unesp e será destinada ao ensino básico local

Wallacy Ferrari Publicado em 07/03/2022, às 10h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogo de tabuleiro com patrimônios históricos de Franca, SP - Divulgação / Arquivo pessoal
Jogo de tabuleiro com patrimônios históricos de Franca, SP - Divulgação / Arquivo pessoal

Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) decidiu realizar uma ação curiosa para valorizar o patrimônio histórico local; juntos, criaram um jogo de tabuleiro com alguns pontos importantes da cidade de Franca, no interior de São Paulo, possibilitando o aprendizado histórico de maneira divertida.

O responsável pela criação é o mestrando no Programa de Políticas Públicas Matheus Fernandes Alves Lopes, que contou com o auxílio de seu orientador, Mauro Ferreira, doutor em arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP). O material será destinado ao curso de arquitetura da Universidade de Franca (Unifran), no curso de história da Unesp e na rede municipal de ensino básico.

Em entrevista ao portal G1, Ferreira explicou que as ações de valorização do patrimônio do município são nulas e, devido a isso, a criação visou uma forma de aprendizado sem sobrecarregar a carga horária letiva. O jogo é um RPG de situações, com 14 personagens, 3 cards de conceitos, 20 cards com patrimônios locais, 8 com ferramentas e ainda um livreto com as regras que acompanha o tabuleiro.

A educação patrimonial permite apresentar para a população a história local do município, uma vez que a nossa percepção sobre história está muitas vezes associada a um ponto de vista geral, como a história do Brasil, por exemplo. As pessoas desconhecem como a cidade que ela vive chegou até o momento em que se encontra hoje”, acrescentou Lopes ao G1.