Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / América do Norte

Pesquisadores criam mapa de abalo sísmico da América do Norte

O estudo revela os danos causados pelo ser humano ao longo do tempo e como isso influencia nos recursos naturais do local

Penélope Coelho Publicado em 23/04/2020, às 12h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mapa de abalos sísmicos da América do Norte - Divulgação
Mapa de abalos sísmicos da América do Norte - Divulgação

Pesquisadores do mundo inteiro tentam saber mais sobre os impactos dos terremotos no planeta Terra, por isso, os cientistas da Escola de Ciências da Terra, Energia e Ciências Ambientais de Stanford, se juntaram para traçar um novo mapa de abalos sísmicos, como o objetivo de compreender o que acontece abaixo da superfície terrestre.

Os resultados da pesquisa, que foram divulgados na revista Nature Communications,  revelam que o novo mapa tem como objetivo atenuar os problemas relacionados aos terremotos causados pelo homem na América do Norte, além de dar uma nova visão para a recuperação de recursos como petróleo e gás.

O esquema foi produzido através da junção de informações antigas e novas sobre as falhas sísmicas e terremotos que aconteceram na região. Os dados coletados incorporam quase 2 mil orientações sobre locais com possibilidade de abalo na América do Norte, 300 delas foram detectadas nesse novo estudo.

Novas pistas sobre o comportamento da superfície terrestre no leste dos Estados Unidos, por exemplo, revelam que o estilo de falha sísmica é exatamente o oposto do que se esperava para a região.

Para o professor de Geofísica de Stanford, Benjamin M. Page, entender as forças da crosta terrestre é uma ciência fundamental: “Em alguns casos, tem aplicação imediata; em outros, pode ser aplicado décadas mais tarde em questões práticas que não existem hoje", afirmou o pesquisador.

O objetivo do estudo no geral, é deixar um alerta para a população da América do Norte, em uma tentativa de diminuir os impactos causados pelo homem na natureza.