Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Pesquisadores descobrem 276 esqueletos em cemitério do século 11 na Polônia

Os restos mortais foram descobertos sob uma área residencial de dez acres e pode revelar ainda mais corpos

Wallacy Ferrari Publicado em 15/09/2020, às 12h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de um dos corpos encontrados - Muzeum Mazowieckie w Płocku
Fotografia de um dos corpos encontrados - Muzeum Mazowieckie w Płocku

Uma equipe de arqueólogos descobriu um impressionante cemitério medieval com 276 esqueletos completos e parciais em baixo de um terreno residencial, no centro da Polônia. As pesquisas no local foram interrompidas durante a pandemia de covid-19 — com o retorno das buscas, os cientistas estimam atingir um número ainda maior de corpos encontrados.

Construído durante o século 11, o espaço fúnebre possui uma área de 10 acres, tendo nove deles já escavados. O local foi utilizado durantes os dois séculos seguintes, mas cessou os enterros após atingir a locação, sendo danificado por outras construções — que tomaram o terreno ao longo dos séculos.

O dr. Tomasz Kordala foi o líder da equipe de arqueologia e explicou, em entrevista ao Daily Express, como a descoberta foi realizada: "Acredito que muitas dezenas de túmulos foram destruídos por este tipo de trabalhos de construção. [...] Certamente, mais deles [túmulos] virão quando o exame terminar".

Fotografia de um dos corpos encontrados / Crédito: Muzeum Mazowieckie w Płocku