Notícias » Ásia

Pesquisadores descobrem cerâmicas de antiga civilização da Idade do Bronze na Índia

Datadas do século 7 antes de Cristo, as peças impressionam pela longevidade — e são associadas a uma antiga civilização asiática

Wallacy Ferrari Publicado em 15/09/2020, às 08h01

Fotografia registra os resquícios encontrados
Fotografia registra os resquícios encontrados - Priyank Bharati

Uma equipe de pesquisadores localizou impressionantes restos da antiga Civilização do Vale do Indo, descobertos pela primeiramente em Harappa, na região do Punjab, Índia, e posteriormente na província de Sindh, no Paquistão, resultando em diversas outras descobertas da civilização em regiões ao redor.

Datados de 2500 a 1700 a.C., os primeiros itens foram encontrados a aproximadamente 125 quilômetros da capital indiana e são relacionados historicamente a uma das primeiras grandes civilizações da História pelo período e pela localidade, que coincidem com as ocupações entre 3300 e 1300 a.C. no sul e noroeste do continente asiático.

Fotografia registra os resquícios de cêramica encontrados / Crédito: Priyank Bharati

 

A descoberta, divulgada pelo portal Sputnik, foi feita pelo Serviço Arqueológico Federal da Índia (ASI) e relata o encontro de cerâmicas de vários períodos, sendo as mais antigas do século 8 e 9 a.C.. Os objetos foram conduzidos para a sede do serviço para escaneamentos digitais e análises técnicas visando estudos futuros

O presidente do Fundo de Ciências Naturais e professor da Universidade Shobhit em Saharanpur, Priyank Bharati, explicou que peças semelhantes já haviam sido encontradas entre 1950 e 1952: "Encontramos cerâmica do período Kushan e Mauryan, e algumas peças do período Mahabharat no local [...] Também encontramos algumas vasilhas com alimentos, parecidos com farinha de trigo".