Notícias » Europa

Pesquisadores descobrem dezenas de garrafas com álcool em navio naufragado na Finlândia

Com tamanhos distintos e fabricadas de maneira variadas, os curiosos recipientes de vidro possuem cheiro de pinheiro e folhas de eucalipto

Wallacy Ferrari Publicado em 17/08/2020, às 09h22

Algumas das garrafas encontradas
Algumas das garrafas encontradas - Sociedade Geográfica Russa

Uma equipe de mergulhadores da Sociedade Geográfica Russa localizou diversos resquícios de um barco naufragado no século 18, próximo à costa da ilha Moschny, na Finlândia. O “tjalk” — uma espécie de veleiro confeccionado com padrões holandeses — tinha o destino em São Petersburgo, na Rússia, quando afundou carregado com centenas de garrafas de álcool.

Localizado em 2018, os pesquisadores uniram forças para navegar em uma profundidade de mais de 50 metros, detectando peças de madeira estruturais da embarcação. Em agosto de 2020, após meses com as atividades diminuídas em decorrência da pandemia de coronavírus, os cientistas do Centro de Pesquisas Subaquáticas da Sociedade Geográfica Russa retomaram as pesquisas, observando detalhes do veículo.

Com a análise, a equipe encontrou centenas de garrafas de vidro, com variações de tamanho e modos de confecção — desde fabricadas até confeccionadas manualmente. A maioria das garrafas se deterioraram ao longo das décadas ou se quebraram na queda da embarcação, mas algumas possuem um selo especial, especificando tratar-se de jenever, uma bebida típica holandesa semelhante ao gin.

As garrafas sem selo chegaram a ser consultadas por especialistas do Museu Hermitage, que alegaram nunca ter visto os recipientes na coleção do acero. Roman Roman Prokhorov, arqueólogo subaquático e restaurador do Centro de Pesquisas Subaquáticas, explicou na publicação algumas das características dos vidros: "É difícil dizer exatamente o que havia nas garrafas, pois agora há uma substância repugnante. Diversas garrafas cheiram a pinheiro e folhas de eucalipto”.


+Saiba mais sobre naufrágios por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Naufrágios, de Akira Yoshimura (2003) - https://amzn.to/2VNBpkZ

O Naufrágio do Goilden Mary, de Charles Dickens (2016) - https://amzn.to/2XXFXry

Livro dos Naufrágios: Ensaio Sobre a História Trágico-Marítima, de Angélica Madeira (2005) - https://amzn.to/2VuOTTR

Três destinos, de Nora Roberts (2019) - https://amzn.to/2XTfECZ

Todo naufrágio é também um lugar de chegada, de Marco Severo (2019) - https://amzn.to/2KmQMvv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W