Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Índia

Pesquisadores descobrem escultura do século 8 do Deus Vishnu na Índia

O símbolo conservador do hinduísmo foi localizado às margens de um rio e possui características de confecção da dinastia Pandya

Wallacy Ferrari Publicado em 16/09/2020, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia contendo a estátua de Vishnu - Departamento de Arqueologia do Estado da Índia
Fotografia contendo a estátua de Vishnu - Departamento de Arqueologia do Estado da Índia

Uma equipe de pesquisadores localizou uma escultura da Era Comum contendo a figura do Deus Vishnu na aldeia Ulagani, localizada no distrito de Tamil Nadu, na Índia. Datada do século 8, a divindade do hinduísmo estava enterrada na margem ocidental do rio Gundaru desde o período da dinastia Pandya.

A descoberta foi feita após um cruzamento de dados históricos feitos por um estudante de uma faculdade afiliada à Universidade Madurai Kamaraj, identificado com o nome de Kannan, junto ao professor Sangaiah, que orientou o curador do Museu do Governo de Madurai, M. Maruthu Pandiyan, a comparecer no local para efetuar a escavação.

Com quatro mãos, a escultura possui a representação dos braços erguidos verticalmente, com o direito tendo um emblema de um chakra quebrado e o esquerdo uma concha. Em entrevista ao The Hindu, Marathu explicou que encontrou a peça com um pesquisador de nome Udhayakumar e, que as características se assemelham com as representações antigas de Vishnu.

“O fio sagrado da escultura fica acima do antebraço direito e um largo 'kanthi' (colar) cravejado de grandes pedras preciosas percorre o pescoço. Esculturas semelhantes do período Pandya foram encontradas em vários lugares como Thirumalapuram, Tirupparankundram e Sevalpatti”, afirmou o curador.