Notícias » Paleontologia

Pesquisadores descobrem espécie de dinossauro carnívoro, parente do T-rex

O chamado ‘Pendraig’ tinha o tamanho de uma galinha e pode ser o mais antigo já encontrado no Reino Unido

Redação Publicado em 07/10/2021, às 12h17

Ilustração do ‘Dragão Chefe’
Ilustração do ‘Dragão Chefe’ - Divulgação/BBC/James Robbins

Recentemente, pesquisadores do Museu de História Natural de Londres catalogaram uma nova espécie de dinossauro carnívoro. O chamado Pendraig — que em Galês significa ‘Dragão Chefe’ — tinha porte pequeno e é considerado um ‘primo’ do temido Tiranossauro Rex.

Os pesquisadores informaram que o dinossauro em questão tinha o tamanho de uma galinha. A espécie viveu há aproximadamente 200 milhões de anos e pode ser o mais antigo já encontrado no Reino Unido.

De acordo com uma reportagem publicada na última quarta-feira, 6, pela BBC, os estudiosos informaram que o fóssil do animal foi encontrado em uma pedreira no País de Gales, no ano de 1952.

Entretanto, na época, os pesquisadores achavam que a criatura pertencia a um grupo diferente, os crocodilianos. Com mais pesquisas, os estudiosos entenderam de que se tratava de um animal carnívoro e o realocaram. 

"Era um terópode típico, um dinossauro carnívoro que andava sobre duas pernas, como o T-rex ou o Velociraptor, que você conhece dos filmes, mas ele viveu muito antes deles", afirmou Stephan Spiekman, pesquisador do Museu de História Natural.

Para os especialistas, a descoberta é importante para ajudar a compreender a evolução dos dinossauros na Europa.

Confira a pesquisa completa aqui.