Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / China

Pesquisadores descobrem fósseis de dinossauros de espécie nunca antes vista na China

Os arqueólogos se surpreenderam com o encontro inédito e nomeou a espécie com uma homenagem a causa da morte

Wallacy Ferrari Publicado em 10/09/2020, às 07h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do corpo do dinossauro recém-descoberto - Instituto Real Belga de Ciências Naturais / Carine Ciselet
Fotografia do corpo do dinossauro recém-descoberto - Instituto Real Belga de Ciências Naturais / Carine Ciselet

Um grupo de pesquisadores do Real Instituto Belga de Ciências Naturais localizou impressionantes fosseis de dinossauros datados de 125 milhões de anos na província de Liaoning, no nordeste da China. De acordo com o Daily Star, o animal tinha a capacidade de se esconder em tocas enormes, visto que os dois exemplares da espécie foram achados dentro dos buracos.

Os pesquisadores acreditam que os animais eram capazes de cavar buracos no solo, porém, no momento de seus óbitos, estavam presos dentro das tocas enquanto repousavam. Pela posição em que foram encontrados, há a possibilidade da toca ter sido tomada por um material que impossibilitou a saída e a sobrevivência.

Montagem compara fóssil com figura do animal / Crédito: Instituto Real Belga de Ciências Naturais / Carine Ciselet

O paleontólogo Pascal Godefroit é membro do instituto e auxiliou na pesquisa, explicando o que poderia ter ocorrido: "Eles ainda estão em uma posição natural e os fósseis não mostram qualquer desgaste ou marcas. Os animais possivelmente foram surpreendidos por um lahar, um fluxo de lama com material vulcânico. Sabemos que a área era vulcânica na época".

Dadas as circunstâncias do falecimento, os pesquisadores decidiram prestar uma homenagem aos bichanos pelo falecimento calmo; a nova espécie foi batizada como “Changmiania liaoningensis”, em referência a palavra chinesa ‘Changmian’, que significa “sono eterno” em tradução livre.