Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paleontologia

Pesquisadores descobrem fóssil de mamífero parecido com criatura de "O Hobbit"

Os restos do animal do período Paleoceno foram encontrado junto a duas novas espécies recém-catalogadas

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 19/08/2021, às 09h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração mostra representação dos animais descobertos - Divulgação / Banana Art Studio
Ilustração mostra representação dos animais descobertos - Divulgação / Banana Art Studio

Durante análise na Bacia Great Divise, localizada no Deserto Vermelho de Wyoming, EUA, um grupo de paleontologistas encontraram fósseis de três novas espécies de mamíferos primitivos, cuja datação aponta que os animais viveram durante o início do período Paleoceno.

O exame dos restos mortais apontou que o grupo teve uma evolução notável após a extinção de dinossauros não aviários há cerca de 66 milhões de anos.

Amostras de mandíbulas dos mamíferos do Paleoceno descobertos / Crédito: Divulgação / Madelaine R. Atteberry et.al

As três novas espécies são relacionadas, mas contam com características individuais; Miniconus jeanninae e Conacodon hettingeri se assemelham a gatos com tamanhos de filhotes.

Porém, a espécie Beornus honeyi chama atenção por registrar proporções de um gato doméstico e tinha curiosos dentes inflados, comparados ao personagem Beorn do filme “O Hobbit”, que possui molares semelhantes na franquia de ficção.

Com isso, o personagem serviu de inspiração para a escolha do nome científico na catalogação acadêmica.

Personagem Beorn em bastidores da filmagem de "O Hobbit" / Crédito: Divulgação/Vídeo

No enredo da pesquisa, a principal autora do estudo, Madelaine Atteberry, explicou que as coletas das amostras ocorreram entre 2001 e 2011 e como a conclusão sobre a sobrevida da espécie ocorreu.

"Quando os dinossauros foram extintos, o acesso a diferentes alimentos e ambientes permitiu que os mamíferos florescessem e se diversificassem rapidamente em sua anatomia dentária e evoluíssem para um tamanho corporal maior".


+Confira o estudo completo desta descoberta clicando aqui