Notícias » Israel

Pesquisadores descobrem mosaicos coloridos em igreja do período Bizantino em Israel

Os itens e estruturas localizadas na vila circassiana de Kfar Kama revelam a importância da comunidade cristã na época

Wallacy Ferrari Publicado em 13/08/2020, às 08h46

Fotografia em plano detalhe do mosaico encontrado
Fotografia em plano detalhe do mosaico encontrado - Autoridade de Antiguidades de Israel

Uma equipe de arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel em parceria com o Kinneret Academic College localizou uma série de estruturas relacionadas a uma igreja de 1,3 mil anos na antiga vila circassiana de Kfar Kama, em Israel. O principal detalhe que chamou a atenção dos pesquisadores foi um grande mosaico, composto por milhares de ladrilhos.

A nova descoberta revela a importância da comunidade cristã durante o período Bizantino na região do Monte Tabor, visto que a estrutura possuía detalhes únicos. A maioria das igrejas do mesmo período possuía apenas uma abside (nicho de oração), enquanto o templo recém-localizado possuía três.

Decorados com mosaicos coloridos e pavimentados com padrões geométricos, a igreja mede 12 metros por 34 metros e é dividida por um grande pátio e um salão central. Além das estruturas que ainda estão sendo escavadas, a equipe localizou um pequeno relicário — uma caixa de pedra usada para preservar relíquias sagradas.

O professor Moti Aviam é arqueólogo do Kinneret Academic College e auxiliou nas buscas, revelando uma parte do passado local: “A nova descoberta indica a aparente importância da aldeia cristã estabelecida no período bizantino perto do Monte Tabor , um local de importância religiosa primária para o Cristianismo, identificado como o local da Transfiguração”.