Notícias » Arqueologia

Pesquisadores descobrem necrópole e habitat neolítico com mais de 8 mil anos na França

Descobertos na região de Bréviantes, os arqueólogos também localizaram ornamentos de cremação da Idade do Ferro

Wallacy Ferrari Publicado em 08/04/2020, às 13h07

Arqueólogo analisa ornamento funerário neolítico
Arqueólogo analisa ornamento funerário neolítico - Instituto Nacional Francês de Pesquisa Arqueológica Preventiva

Uma equipe de escavação do Instituto Nacional Francês de Pesquisa Arqueológica Preventiva conseguiu localizar uma necrópole e diversos resquícios de um antigo habitat neolítico, como conchas e cerâmicas usadas em ornamentos funerários, pederneiras usadas para a geração de fogo, ferramentas de trituração e restos de consumo de alimentos.

Crãnio com as conchas furadas / Créditos: Instituto Nacional Francês de Pesquisa Arqueológica Preventiva  

 

Os itens, localizados na comuna francesa de Bréviandes, departamento de Aube,cerca de 40 a 50 centímetros abaixo do nível do solo, considerado o nível pleistoceno, ocupado e utilizado entre 50 mil a 3 mil anos antes da nossa era. Existem sinais de erosões que prejudicaram a conservação os itens, porém, alguns poços mantiveram seus ornamentos.

Corpo de criança em posição fetal / Créditos: Instituto Nacional Francês de Pesquisa Arqueológica Preventiva  

 

Na necrópole, seis cadáveres foram encontrados, todos em posição fetal. Dois deles chamaram atenção; um indivíduo estava rodeado de mais de 180 conchas perfuradas, que acreditam ter pertencido a alguma vestimenta usada pelo indivíduo; e uma criança, de aproximadamente 8 anos pela estatura, cuja cabeça ocupava uma pequena tigela de cerâmica.

Há também uma construção mais recente, instalada no início da Idade do Bronze, com uma necrópole dedicada a cremações. O estado da mesma está bastante danificado devido a ausência de conservação e resquícios humanos que aceleraram a deterioração dos vestígios funerários, em poços de aproximadamente 50m² para abrigar combustões de 2m².


+Saiba mais sobre o tema por meio de grande obras disponíveis na Amazon:

Grandes Mistérios da História: A teoria da conspiração e os segredos por trás dos acontecimentos, de Sérgio Pereira Couto (2015) - https://amzn.to/2QHjs6p

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W