Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Pesquisadores encontram "machado manual" produzido há 1 milhão de anos

De acordo com especialistas, a ferramenta fez parte dos elementos utilizados pelo Homo erectus

Penélope Coelho Publicado em 14/07/2020, às 12h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Machado manual encontrado na Etiópia - Divulgação / Sciencenews.org
Machado manual encontrado na Etiópia - Divulgação / Sciencenews.org

Estudiosos da Universidade de Tohoku e de Tóquio lideraram uma pesquisa sobre a descoberta de um artefato singular encontrado em Konso-Gardula, na Etiópia. As informações são do portal Science News.

O objeto em questão é, na verdade, um machado manual feito de ossos e não de pedra, como de costume. Para os especialistas, essa ferramenta auxiliou o possível ancestral direto do ser humano como conhecemos hoje, o Homo erectus.

Após diversas investigações, os pesquisadores chegaram à conclusão de que a ferramenta foi feita a partir de ossos da perna de um hipopótamo, há cerca de 1,4 milhão de anos atrás.

A peça de aproximadamente 13 centímetros de comprimento tinha uma borda afiada e poderia ser bem prática. “Essa descoberta sugere que a tecnologia Homo erectus era mais sofisticada e versátil do que pensávamos", afirma Gen Suwa, um dos líderes da pesquisa.

Além disso, os arqueólogos descobriram que o machado apresentou sinais de desgaste, que indicam o uso do artefato em atividades de corte ou serragem. Agora, os especialistas buscam mais informações sobre a ferramenta, a fim de concluírem a pesquisa.