Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Pesquisadores encontram ave rara com características de macho e fêmea

O pássaro chamado Grosbeak apresenta em si um fenômeno conhecido como ginandromorfismo

Penélope Coelho Publicado em 10/10/2020, às 12h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do pássaro chamado de Grosbeak - Divulgação / Annie Lindsay
Imagem do pássaro chamado de Grosbeak - Divulgação / Annie Lindsay

De acordo com informações do centro de pesquisa ambiental do Carnegie Museum of Natural History, na Pensilvânia, Estados Unidos, no último mês, biólogos encontraram uma espécie raríssima de pássaro, que de um lado do corpo é macho e do outro lado é fêmea.

De acordo com a publicação, a ave chamada de Grosbeak apresenta uma mutação genética conhecida como ginandromorfismo, quando o animal tem em seu corpo características masculinas e femininas ao mesmo tempo.

A pesquisa revelou ainda uma curiosidade interessante: este pássaro é capaz de procriar? De acordo com o estudo, isso é possível. "Como geralmente apenas o ovário esquerdo é funcional nas aves, e o lado esquerdo desta ave é o lado feminino, esta ave teoricamente poderia produzir filhotes se acasalar com sucesso com um macho". escreveram os pesquisadores.

Atualmente o centro de pesquisa continua empenhado no rastreamento de pássaros da região, a fim de entender melhor sobre as espécies, além de compreender sobre seus fluxos migratórios, e quem sabe, com sorte se depararam novamente com uma descoberta como a do Grosbeak.

"Toda a equipe ficou muito animada em ver tal raridade de perto e está no auge desta experiência única na vida”, revelou em nota a coordenadora do programa de anilhamento de pássaros, Annie Lindsay.