Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Idade Média

Pesquisadores encontram espetacular túmulo intacto — com inúmeros objetos — de antigo cavaleiro da Alemanha

Sepultado com cavalo, armas e equipamentos de segurança, a descoberta pode revelar muito sobre a região, que foi fronteira com o Império Romano

André Nogueira Publicado em 20/02/2020, às 12h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cavaleiro Equestre de Nordendorf - Divulgação/Escritório Estadual da Baviera para Preservação de Monumentos Históricos
Cavaleiro Equestre de Nordendorf - Divulgação/Escritório Estadual da Baviera para Preservação de Monumentos Históricos

Na Alemanha, foi anunciada a espetacular descoberta de um túmulo de nobre cavaleiro rico na cidade de Nordendorf. De acordo com o Escritório Estadual da Baviera para Preservação de Monumentos Históricos, a antiga sepultura estava intacta, sem qualquer tipo de pilhagem desde seu enterro entre 500 e 700 d.C.

No local, foram desenterrados uma faca de combate, uma espada, uma lança, um escudo e um arnês de cavalaria, o que revelou sua conexão como guerreiro equestre.  Os pesquisadores também se depararam com o cavalo do militar, que foi enterrado ao lado. No entanto, o que intrigou os pesquisadores foram alguns utensílios de mesa em copta e um jarro de bronze, artefatos raros para o tipo de sepultamento.

Cruzem em folha de ouro encontradas / Crédito: Escritório Estadual da Baviera para Preservação de Monumentos Históricos

"Três artefatos em folhas de ouro sem adornos [enocntradas] no túmulo também são interessantes", diz Mathias Pfeil, conservador-geral de documentos na Bavária ao jornal alemão WELT Geschichte. “Além do puro valor material, eles são um sinal da cristianização progressiva. Tais ofertas foram documentadas na Europa desde o século 5".

Jarro de Bronze / Crédito: Escritório Estadual da Baviera para Preservação de Monumentos Históricos

Com a datação, acredita-se que o guerreiro pertenceu à confederação germânica dos Alemanni, que assumiu o poder na região da fronteira do Império Romano. Como consequência dos conflitos ocorridos na época, pesquisadores acreditam que edifícios romanos possivelmente podem ser encontrados na região.