Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Pesquisadores encontram ferramentas têxteis com mais de 8 mil anos na Turquia

Os itens antigos foram descobertos na província de Denizli, local conhecido por sua tradição têxtil

Penélope Coelho Publicado em 28/08/2020, às 11h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ferramentas têxteis encontradas na Turquia - Divulgação / AA
Ferramentas têxteis encontradas na Turquia - Divulgação / AA

De acordo com informações do jornal turco Daily Sabah publicadas nesta sexta-feira, 28, arqueólogos descobriram ferramentas têxteis datadas de 8.600 mil anos no oeste da Turquia.

Segundo os especialistas, os itens consistem em agulhas feitas de osso e pedras redondas usadas para fiar linha. Os objetos antigos foram encontrados durante escavações em Ekşi Höyük, conhecido como um dos mais antigos assentamentos da região localizada na atual província de Denizli.

"Durante as escavações realizadas neste assentamento da era neolítica, descobrimos algumas das primeiras ferramentas usadas para têxteis na história", afirmou a especialista Fulya Dedeoğlu, chefe da equipe de escavação, em entrevista à Agência Anadolu.

A pesquisadora ressaltou a importância da descoberta em Denizli, já que o local é conhecido por seu histórico na produção têxtil. "As descobertas aqui provam que a tradição têxtil em Denizli remonta a tempos anteriores. Nós os descobrimos em um prédio que pensamos ter sido construído em 6400 a.C", disse Dedeoğlu.

Desde o ano de 2015, o Ministério da Cultura e Turismo da Turquia e universidades de todo o país se uniram em escavações na região e afirmam que o local ainda tem muito pra oferecer para a história arqueológica da Turquia.