Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Pesquisadores encontram navio da guerra do século 17 naufragado perto da Dinamarca

A embarcação, nomeada como 'Delmenhorst', afundou após uma violenta explosão durante a Batalha de Fehmarn, em 1644

Wallacy Ferrari Publicado em 22/09/2020, às 09h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trilhos de madeira e ferro do navio são fotografadas no fundo do mar - Viking Ship Museum
Trilhos de madeira e ferro do navio são fotografadas no fundo do mar - Viking Ship Museum

Uma equipe de arqueólogos do Museu do Navio Viking localizou estruturas do navio de guerra dinamarquês ‘Delmenhorst', há 150 metros da costa de Rødbyhavn, no sul da ilha de Lolland, na Dinamarca. De acordo com os pesquisadores, esta era a última embarcação da batalha que ainda não havia sido encontrada.

O navio foi um importante marco na história da monarquia dinamarquesa; foi nele que o Rei Christian IV teve sua última batalha, sendo derrotado e encalhando o ‘Delmenhorst' voluntariamente para proteger o veículo de afundamentos. Em seus momentos finais, no entanto, o esforço foi em vão.

Fotografia registra madeiras estruturais do navio no fundo do mar / Crédito: Viking Ship Museum

Os suecos fizeram a transição para um dos navios e optaram por sacrificar um dos veículos da própria frota contra os dinamarqueses — ateando fogo e atirando a embarcação contra o Delmenhorst estacionado que, consequentemente, sofreu com o choque e foi tomado pelas chamas, tendo partes arremessadas por todo o mar com a explosão.

A derrota consagrou a Suécia como maior potência na região nórdica da Europa e, por mais de 370 anos, os resquícios históricos do confronto permaneceram desconhecidos. Os pesquisadores acharam as peças durante um escaneamento para a instalação de uma ponte na região, porém, os destroços do navio não serão retirados imediatamente, visto que os arqueólogos ainda não possuem equipamentos apropriados.