Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Pesquisadores encontram nova parte do corpo humano

Estudiosos suíços descobriram uma área até então desconhecida da mandíbula humana; entenda

Penélope Coelho Publicado em 29/12/2021, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração da parte do corpo humano recém-descoberta - Divulgação/Jens. C. Türp, University of Basel / UZB
Ilustração da parte do corpo humano recém-descoberta - Divulgação/Jens. C. Türp, University of Basel / UZB

Recentemente, cientistas suíços revelaram uma descoberta surpreendente a respeito da anatomia humana. Os pesquisadores analisaram o chamado masseter e descobriram um novo setor desse músculo.

Essa região do corpo é a que permite que os humanos mastiguem alimentos sólidos. E, com diversas análises, os estudiosos encontraram uma parte interna até então desconhecida e a batizaram de seção coroide (Musculus masseter pars coronidea).

De acordo com informações publicadas na última terça-feira, 28, pela revista Galileu, a possibilidade de que outra parte do músculo existisse já vinha sendo discutida há anos.

Agora, através de análises realizadas em tomografia computadorizada e observações feitas em restos mortais destinados a fins científicos, os estudiosos chegaram a descoberta final.

Segundo revelado na publicação, o arranjo das fibras musculares analisadas mostra que a seção recém-descoberta contribui na estabilização da mandíbula. Além disso, pode ser a única parte com capacidade de puxar a mandíbula para trás, na direção da orelha.

Esta seção profunda do músculo masseter é claramente distinguível das duas outras camadas em termos de seu curso e função”, afirmou, em nota, a líder do estudo, Szilvia Mezey.

Confira a pesquisa completa clicando aqui.