Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Pesquisadores fazem descobertas arqueológicas mesmo em meio ao isolamento social

Locais pré-históricos, romanos e, ainda, medievais foram encontrados a partir de uma impressionante tecnologia

Isabela Barreiros Publicado em 13/05/2020, às 14h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Provável assentamento romano encontrado - Universidade de Exeter
Provável assentamento romano encontrado - Universidade de Exeter

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Exeter, no sudeste da Inglaterra, fez diversas descobertas arqueológicas dentro de suas próprias casas. Importantes locais pré-históricos, romanos e medievais foram encontrados mesmo durante o isolamento social que tem como objetivo evitar a disseminação do novo coronavírus.

Mas como os arqueólogos estão fazendo isso? A resposta é simples: por meio da tecnologia do LiDAR. Eles estão analisando imagens derivadas da técnica de laser que produz mapas topográficos muito detalhados sobre a região. Além disso, os cientistas também estão utilizando dados de detecção e variação de luz para observar o terreno e, assim, encontrar novos sítios arqueológicos.

Fragmentos de duas estradas romanas foram descobertas recentemente, assim como assentamentos do mesmo período. 30 recintos e 20 túmulos da pré-história também estão nessa longa lista, que conta com mais centenas de fazendas medievais e pedreiras daquela época.

"Esta é a primeira análise sistemática importante dos dados de LiDAR do Vale Tamar. Normalmente, agora estaríamos no campo pesquisando sítios arqueológicos com grupos de voluntários ou nos preparando para escavações, mas agora tudo está em espera”, explicou o líder do grupo, o arqueólogo Chris Smart, da Universidade de Exeter.

Ele afirma que sabia que “haveria entusiasmo dentro do nosso grupo de voluntários para continuar trabalhando durante o confinamento, mas acho que eles não perceberam quantas novas descobertas eles fariam”.

Os pesquisadores acreditam que continuarão fazendo incríveis descobertas por meio da tecnologia e, quando o pior da pandemia terminar, voltarão a realizar seus trabalhos pessoalmente nos terrenos já encontrados.