Notícias » Arqueologia

Pesquisadores fazem impressionante restauração em piso de mármore colorido de importante igreja bizantina

A capela de 1.500 anos está no sítio arqueológico de uma das mais notáveis cidades antigas da Turquia

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 11/02/2021, às 07h00

O sítio arqueológico de Stratonikeia
O sítio arqueológico de Stratonikeia - Divulgação/AA

Escavações estão sendo realizadas no sítio arqueológico da antiga cidade de Stratonikeia, localizada no atual sudoeste da Turquia, há décadas. Ao longo dos anos, pesquisadores fizeram descobertas importantes, como uma fonte monumental, piscinas, colunas, estátuas e gravuras de máscaras mitológicas.

Eles também identificaram a estrutura de uma igreja bizantina que tem aproximadamente 1.550 anos. Seu piso era um dos mais impressionantes já encontrados: feito de mármore colorido. No entanto, com o tempo, o solo do local foi desgastado. Agora, os especialistas estão restaurando o piso da igreja, na tentativa de deixá-lo como era antes.

Restauração do piso / Crédito: Divulgação/AA

 

O líder das escavações, Bilal Söğüt, da Universidade de Pamukkale, explicou que a capela foi construída em 365 d.C. e continuou sendo usada até o século 7. Atualmente, ela está na lista provisória do Patrimônio Mundial da UNESCO.

“A região da igreja, construída na rua com colunatas, foi transformada em cemitério no período posterior”, explicou. “Hoje, estamos desenterrando o cemitério e a igreja. Atualmente, estamos trabalhando na restauração do piso da igreja”.

O sítio arqueológico / Crédito: Divulgação/AA

 

O piso da igreja realmente foi algo que surpreendeu os pesquisadores. Segundo o chefe do projeto, foi a primeira vez que “uma obra desse tipo” foi descoberta na cidade. “O chão da igreja é feito de mármores coloridos. Nós reconstruímos e revestimos o chão da igreja com mármores que desenterramos durante nossas escavações e damos aos visitantes a chance de ver os tempos antigos”, disse.

A cidade de Stratonikeia foi uma das mais importantes da antiguidade. Ela era uma das maiores cidades de mármore e abrigou civilizações diferentes ao longo de sua história, continuando notória ao longo dos períodos Helenístico, Romano, Otomano e da República.