Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Pesquisadores fazem reconstrução minuciosa de crânios pré-colombianos em 3D

Os especialistas de uma unidade de pesquisa da Espanha criaram também um vídeo impressionante com base em amostras fragmentadas de arcadas cranianas

Vanessa Centamori Publicado em 28/07/2020, às 13h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reconstrução em 3d do crânio de um nativo pré-colombiano - Divulgação/ CENIEH/ G. Rangel de Lázaro et al
Reconstrução em 3d do crânio de um nativo pré-colombiano - Divulgação/ CENIEH/ G. Rangel de Lázaro et al

As arcadas cranianas de 13 nativos pré-columbianos do Chile e do Peru foram reconstruídas por pesquisadores do Centro Nacional de Investigação sobre a Evolução Humana (CENIEH), da Espanha. 

Os resultados foram modelos em 3D impressionantes, que deram vida à uma antiga coleção do Museu Antropológico de Montané, em Cuba. Havia crânios mais deformados do que outros. Mas todos foram digitalizados com sucesso graças a um scanner especial da empresa Artec Space Spider, capaz de criar modelos tridimensionais com base em amostras arqueológicas. 

Além dos moldes em 3D, os pesquisadores também produziram vídeos animados. O resultado foi uma reconstrução bastante minuciosa.  "Esses modelos 3D dos crânios pré-colombianos cubanos foram feitos com precisão de micrômetros [milésima parte do milímetro]", disse em comunicado, Alfonso Benito, líder do estudo. 

Os pesquisadores acreditam que as arcadas cranianas reconstruídas ajudarão a entender melhor como viveram os povos pré-colombianos, nos dando pistas sobre experiências, ritos e histórias que cercam os crânios dos mortos.

Veja abaixo o vídeo da reconstrução.