Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

A reconstrução facial do homem que morreu tragicamente na Expedição de Franklin

A descoberta foi feita em maio deste ano e revelou a identidade do homem que participou da fracassada expedição

Ingredi Brunato, sob supervisão de Alana Sousa Publicado em 06/05/2021, às 14h30 - Atualizado em 10/10/2021, às 10h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da série The Terror, que retrata a Expedição Franklin - Divulgação / AMC
Cena da série The Terror, que retrata a Expedição Franklin - Divulgação / AMC

Ocorrida em 1845, a expedição de Franklin, tinha como objetivo realizar uma ambiciosa exploração do Ártico. Infelizmente, a viagem acabou terminando com a morte de todos os seus 128 homens, com os últimos dias tendo sido repletos de terror e canibalismo

Em maio deste ano, o EurekAlert divulgou a descoberta de restos mortais pertencentes a um dos integrantes da famosa — e trágica — expedição.

Embora os ossos identificados tenham sido desenterrados em 2013, apenas recentemente que análises de DNA realizadas por uma equipe de pesquisadores provenientes de três universidades canadenses diferentes chegaram à essa conclusão. 

Reconstrução facial do indivíduo encontrado / Crédito: Divulgação / Diana Trepkov / Universidade de Waterloo

De forma impressionante, os especialistas descobriram exatamente a quem pertencia o esqueleto: o suboficial e engenheiro John Gregory. Esse foi o primeiro membro da expedição que teve sua identidade revelada através da coleta de seus genes. 

O reconhecimento só foi possível graças a amostras do DNA de um descendente do integrante da expedição, Gregory Jonathan Gregory, que é tataraneto do falecido e vive na África do Sul. 

Gravura dos navios HMS Erebus e HMS Terror partindo no Ártico em 1845 / Crédito: Domínio Público / Creative Commons / Wikimedia Commons

"Ter os restos mortais de John Gregory sendo o primeiro a ser identificado por meio de análise genética é um dia incrível para nossa família, bem como para todos os interessados ​​na expedição malfadada de Franklin. Toda a família Gregory é extremamente grata a toda a equipe de pesquisa por sua dedicação e trabalho árduo, que é tão crítico para desvendar pedaços da história que ficaram congelados no tempo por tanto tempo”, comentou ainda o tataraneto sobre a iniciativa científica, segundo divulgou o EurekAlert na época da descoberta.

+Saiba mais sobre expedições através de importantes obras disponíveis na Amazon:

O terror, de Dan Simmons e Alexandre Martins (2017) - https://amzn.to/3bIXd7y

Sir John Franklin’s Erebus and Terror Expedition: Lost and Found (Edição em inglês), de Gillian Hutchinson (2017) - https://amzn.to/2q4iVkd

A Expedição Fawcett, de Luis Alexandre Franco Gonçales (2017) - https://amzn.to/33GtqJ2

Rondon: Uma biografia, de Larry Rohter (2019) - https://amzn.to/2Cv8Dwl

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W