Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Pesquisadores identificam local exato de dramática queda do rei Henrique VIII

Em 1536, o monarca caiu de um cavalo durante um torneio de justas e ficou gravemente ferido

Isabela Barreiros Publicado em 04/11/2020, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O rei Henrique VIII da Inglaterra - Wikimedia Commons
O rei Henrique VIII da Inglaterra - Wikimedia Commons

A história da queda de cavalo do rei Henrique VIII da Inglaterra é famosa até os dias de hoje. O monarca estava participando de um torneio de justas em 1536, em que dois cavaleiros, em cima de cavalos, usavam lanças de madeira para batalhar entre si. No entanto, ele foi arrancado do animal e acabou gravemente ferido.

O local exato desse acidente histórico nunca foi identificado, permanecendo um mistério — até agora. Um novo estudo realizado por meio de radar de penetração no solo revelou que o momento de quase-morte do rei aconteceu no Palácio de Greenwich, onde foram encontradas evidências dessas competições.

Os pesquisadores identificaram duas grandes torres octogonais, que são geralmente associadas às arenas onde esse tipo de evento era realizado. A cerca de 100 metros mais a leste do que o esperado, foi descoberto a localização exata do complexo do pátio, conhecido em inglês como ‘tiltyard’.

Depois que Henrique VIII sofreu a dramática queda aos 44 anos de idade, ele ficou em coma por ao menos dois dias. Os danos, porém, foram de longo-prazo: depois disso, a saúde do monarca deteriorou muito, levando até mesmo à sua morte.