Notícias » Arqueologia

Pesquisadores identificam raros murais da Dinastia Tang na China

As duas tumbas encontradas estavam decoradas com pinturas que representavam cenas peculiares do passado da região

Isabela Barreiros Publicado em 14/01/2021, às 07h00

Um dos murais descobertos nas paredes da tumba
Um dos murais descobertos nas paredes da tumba - Divulgação - NCN Limited

Arqueólogos identificaram duas tumbas contendo paredes decoradas na província de Shaanxi, noroeste da China, na última semana. Os murais descobertos, datados da Dinastia Tang, entre 618 e 907, apresentam pinturas de cenas cotidianas e peculiares da vida dos antigos.

Por exemplo, há um mural que representa pessoas da tribo do norte huren caminhando com cabelos e treinando cavalos. Outra pintura ainda apresenta cães de caça usados pelo mesmo grupo. De acordo com Li Ming, pesquisador da Academia de Arqueologia de Shaanxi, essas são cenas raras em murais antigos.

Crédito: Divulgação - NCN Limited

 

Ainda segundo o especialista, acredita-se que a representação de um huren domador de cavalos esteja intimamente ligado à profissão do homem enterrado na tumba. O epitáfio analisado pela equipe revelou que o indivíduo era um oficial encarregado dos cavalos no começo da dinastia.

Outra pintura localizada pelos pesquisadores era uma que mostrava uma cena de dança e música. A tumba em que ela estava localizada fazia parte de uma casa real, que pertencia à Dinastia Tang. 

Sobre arqueologia

Descobertas arqueológicas milenares sempre impressionam, pois, além de revelar objetos inestimáveis, elas também, de certa forma, nos ensinam sobre como tal sociedade estudada se desenvolveu e se consolidou ao longo da história. 

Sem dúvida nenhuma, uma das que mais chamam a atenção ainda hoje é a dos egípcios antigos. Permeados por crendices em supostas maldições e pela completa admiração em grandes figuras como Cleópatra e Tutancâmon, o Egito gera curiosidade por ser berço de uma das civilizações que foram uma das bases da história humana e, principalmente, pelos diversos achados de pesquisadores e arqueólogos nas últimas décadas.