Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Pesquisadores investigam o mistério por trás da figura do gigante de Cerne Abbas, no Reino Unido

Não se sabe a origem nem porque o desenho obsceno de 55 metros de altura foi criado

Vanessa Centamori Publicado em 23/03/2020, às 16h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gigante de Cerne Abbas - Wikimedia Commons
Gigante de Cerne Abbas - Wikimedia Commons

Localizado na Inglaterra, o gigante do vilarejo de Cerne Abbas é uma figura feita de giz, que retrata um homem pelado de 55 metros de altura, com o pênis ereto. Pesquisadores não sabem a idade, nem o porquê do desenho obsceno ter sido traçado na terra. Mas agora, um novo estudo pode nos dar pistas para desvendar esse mistério. 

Arqueólogos estão retirando amostras de solo dos cotovelos e dos pés do gigante de Cerne Abbas para datar a sua estrutura, com uma técnica conhecida como luminescência opticamente estimulada (OSL). O método já foi utilizado com sucesso para datar o Uffington White Horse, outro desenho enorme, de cerca de 3 mil anos.

O mecanismo funciona ao mensurar a exposição à luz ou à radiação de determinado objeto. "A luminescência opticamente estimulada é usada normalmente para determinar quando grãos minerais do solo foram expostos pela última vez", explicou ao jornal Daily Mail, o arqueólogo Martin Papwoth, da organização de conservação de patrimônio, National Trust. 

Visão detalhada do Gigante de Cerne Abbas / Crédito: Wikimedia Commons 

Os funcionários do fundo nacional britânico National Trust cuidam do gigante de Cerne Abbas desde 1920, cortando a grama e refazendo as linhas do desenho, uma vez a cada 25 anos. A entidade está trabalhando em parceria com a Universidade de Gloucestershire para a realização da pesquisa sobre a estrutura histórica. 

Conchas microscópicas de caracóis, que estiverem presentes nas amostras, também serão analisadas cuidadosamente. "Há 118 espécies de caracóis no Reino Unido e muitos deles tem habitats específicos, então as conchas preservadas nos ajudam a entender como era a paisagem durante certo período", afirmou o arqueólogo ambiental Mike Allen.

Parte do desenho vista de perto / Crédito: Wikimedia Commons 

Os resultados do estudo são esperados para julho, quando finalmente os especialistas esperam entender a existência do gigante de Cerne Abbas. Desde 1964, folclores e lendas culturais dizem que há inúmeras explicações para o desenho: ele seria um símbolo de espiritualidade, a representação do herói greco-romano Hércules, ou ainda uma caricatura de Oliver Cromwell, ditador e líder da Revolução Puritana.