Notícias » Arqueologia

Pesquisadores italianos encontram estrada romana submersa

A descoberta pode ajudar a entender melhor sobre a história da ocupação da região. Entenda!

Penélope Coelho Publicado em 23/07/2021, às 14h33

Reconstituição da estrada romana
Reconstituição da estrada romana - Divulgação/ Antonio Calandriello e Giuseppe D’Acunto

De acordo com informações publicadas na última quinta-feira, 22, pela Revista Planeta, pesquisadores da Itália encontraram uma estrada romana submersa na Lagoa de Veneza. Um estudo a respeito da descoberta foi publicado na revista Scientific Reports.

Segundo revelado pelos envolvidos na pesquisa, a descoberta sugere que assentamentos extensos tenham existido naquela mesma área há muitos anos atrás, durante o século cinco. Os estudiosos afirmam que no período da era romana, a região que hoje abriga a Lagoa de Veneza era acessível por terra.

Lagoa de Veneza / Crédito: Divulgação/Fantina Madricardo

 

Sabe-se que artefatos romanos foram encontrados na região, contudo, ainda era difícil entender a extensão da ocupação humana no local. Através de um mapeamento realizado por meio de Sonar no fundo da lagoa, pesquisadores encontraram uma estrada romana e um porto. De acordo com os estudiosos, as contruções podem ajudar a entender a dinâmica e a ocupação da região na época.

Segundo os autores do estudo, a estrada pode ter sido ligada a uma rede expansiva de outras estradas romanas. A construção em questão teria sido usada por viajantes e marinheiros para trafegar na região.

De acordo com os pesquisadores “Várias partes desta rede de estradas antigas ainda estão bem preservadas depois de mais de dois milênios em muitos sítios arqueológicos na Europa, Oriente Médio e Norte da África”.

“O sistema de transporte, no entanto, não se limita às rotas terrestres, uma vez que o controle imperial do território se estendeu a ambientes de transição como deltas de rios, pântanos e lagoas", pontuam os autores do estudo.

Confira a pesquisa completa aqui