Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Bizarro

Pesquisadores na Turquia descobrem único relato de morte por meteorito da História. Confira!

Documento inédito revelou que, em 1888, uma pedra do espaço caiu no Iraque, matando uma pessoa e gerando paralisia em outra

André Nogueira Publicado em 25/04/2020, às 10h00 - Atualizado às 13h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Meteoritos - Getty Images
Meteoritos - Getty Images

Pesquisadores turcos descobriram o primeiro e único relato documental histórico conhecido de uma morte por choque com meteorito, que teria ocorrido em 1888, em uma colina atualmente no Iraque. O documento foi descoberto na Diretoria Geral de Arquivos do Estado da Presidência da República da Turquia e reportado pela revista Meteoritics & Planetary Science.

Segundo a revista, o meteorito caiu durante uma chuva de 10 minutos, descrito como uma “bola de fogo no céu” que se chocou contra uma montanha e matou um homem, paralisando outro. A fonte está em turco otomano (de difícil tradução) e a rocha em questão nunca foi guardada, então é muito difícil comprovar que a pedra tem origem extraterrestre. Porém, o relatório da descoberta o caracteriza como “extremamente convincente”.

Mapeamento do meteorito / Crédito: Meteoritics & Planetary Science

Segundo os pesquisadores responsáveis, no dia 10 de agosto daquele ano, houve o impacto da rocha espacial, resultando na “morte de alguém sem nome”. O dado foi cruzado com relatos outros sobre danos a plantações “consistentes com uma onda de choque da bola de fogo”. O objeto teria caído do céu do sudeste do local, despencando em alta velocidade.