Notícias » Tecnologia

Pesquisadores recriam fotografias antigas em alta definição

A partir de uma inovadora inteligência artificial, o novo projeto conseguiu dar mais vida a grandes personalidades históricas

Pamela Malva Publicado em 21/04/2021, às 12h30 - Atualizado às 12h45

Fotografia em alta definição de Abraham Lincoln (direita) ao lado da imagem original
Fotografia em alta definição de Abraham Lincoln (direita) ao lado da imagem original - Divulgação/Time-Travel Rephotography

Durante muitos séculos, a humanidade eternizou importantes personalidades da história através de pinturas, gravuras e mosaicos. Com a chegada da fotografia, em 1826, o trabalho de documentar rostos de líderes, cientistas e artistas ficou muito mais fácil.

Agora, com a ajuda de uma afiada inteligência artificial, pesquisadores do projeto Time-Travel Rephotography conseguiram reconstituir as fotos de diversos personagens históricos, mas, dessa vez, em altíssima definição (confira o vídeo do processo abaixo).

Desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Berkeley, da Universidade de Washington e do Google Research, o projeto inovador atualiza as imagens a partir de uma rede neural, a chamada StyleGAN2, que coloriza e reduz os ruídos das imagens.

Em apenas um clique, a inteligência artificial analisa um vasto banco de dados e procura referências em centenas de milhares de fotografias em alta resolução. A partir das imagens digitais, ela recria as fotos em preto e branco em seus mínimos detalhes.

Muito além de reconstruir as antigas capturas, o Time-Travel Rephotography ainda corrige possíveis defeitos presentes nas fotografias, causados pela imprecisão das câmeras da época. Por fim, o programa ainda garante uma maior precisão no tom de pele das pessoas e as deixa com uma aparência mais ‘saudável’.