Notícias » Ciência

Pesquisas revelam característica inédita em moluscos marinhos

Após diversos testes, os cientistas ficaram surpresos com o autocontrole dos chocos em relação aos outros invertebrados

Pamela Malva Publicado em 08/03/2021, às 20h00

Fotografia de um dos moluscos estudados
Fotografia de um dos moluscos estudados - Divulgação/Alexandra Schnell

Em um estudo inédito publicado na última terça-feira, 2, a cientista Alexandra Schnell descobriu algo incrível sobre os chocos. Segundo sua pesquisa, tais moluscos, também conhecidos como sépias, são os únicos invertebrados capazes de ter autocontrole.

Durante as análises, a estudiosa e sua equipe submeteram os chocos a uma prova conhecida como “teste do marshmallow de Stanford”. Nela, o indivíduo deve escolher entre consumir uma guloseima imediatamente, ou esperar por alguma oferta melhor.

Para a surpresa dos cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, todos os seis chocos testados mantiveram o controle e aguardam por um camarão mais apetitoso do que lhes foi oferecido na primeira vez, de acordo com a Revista Galileu.

Segundo os biólogos marinhos envolvidos no estudo, isso pode ter acontecido porque os chocos passam grande parte de seu tempo camuflados, esperando por alguma presa para abocanhar. Assim, eles teriam um maior manejo do autocontrole, característica cognitiva já observada em outros animais, como chimpanzés, corvos e papagaios.