Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Reino Animal

Pinguins machos se tornam pais de filhote em zoológico nos EUA

O casal de pinguins do mesmo sexo está ‘fazendo um ótimo trabalho’ depois de adotar o primeiro filhote, informou o diretor da instituição

Isabela Barreiros Publicado em 02/02/2022, às 12h37 - Atualizado às 13h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O filhote de pinguim que nasceu recentemente no zoológico - Divulgação/Zoológico Rosamond Gifford
O filhote de pinguim que nasceu recentemente no zoológico - Divulgação/Zoológico Rosamond Gifford

Um par de pinguins machos adotou seu primeiro filhote no Zoológico Rosamond Gifford, em Nova York, nos Estados Unidos e, segundo informou o diretor da instituição, estão realizando um “ótimo trabalho” como pais.

Os dois são pinguim-de-humboldt do mesmo sexo, chamados Elmer e Lima, que se uniram e construíram um ninho na época da reprodução, embora não tivessem o próprio ovo. Eles passaram a proteger seu território e se comportavam como pinguins reprodutores.

Pensando no fato de que os pais biológicos do ovo já haviam quebrado outros anteriormente, os trabalhadores do zoológico decidiram realizar um experimento e dar ao casal um ovo falso para observar se eles cuidariam dele de maneira adequada.

Alguns pares, quando recebem um ovo fictício, sentam no ninho, mas deixam o ovo de lado e não o incubam corretamente, ou brigam por quem vai sentar nele quando", explicou Ted Fox, diretor do zoológico, em nota.

Ele acrescentou: “É assim que avaliamos quem serão bons pais adotivos — e Elmer e Lima foram exemplares em todos os aspectos do cuidado com os óvulos”. Por isso, os especialistas puderam trocar o ovo falso por um ovo fértil.

Foi em 1º de janeiro que o ovo verdadeiro eclodiu e deu aos dois um filhote, o qual eles estão cuidando como profissionais desde então. Segundo Fox, os pais o mantém sempre aquecido e alimentado.

Ele continua sendo cuidado por Elmer e Lima, que estão fazendo um ótimo trabalho", afirmou o diretor.

Como noticiou o portal LiveScience, Fox ressaltou ainda que os pares de pinguins do mesmo sexo são exemplos de como a ideia de “família” não é definida para a espécie e que as famílias não tradicionais podem fazer um ótimo trabalho na criação dos filhos.