Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Pintura de Di Cavalcanti e brasão da República: O que foi danificado com o terrorismo em Brasília

Terroristas bolsonaristas promoveram a depredação e destruição das sedes dos três Poderes neste domingo, 8

Redação Publicado em 08/01/2023, às 19h21 - Atualizado às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registros dos objetos danificados em Brasília - Reprodução/Redes Sociais
Registros dos objetos danificados em Brasília - Reprodução/Redes Sociais

Brasília foi alvo de terroristas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro neste domingo, 8, que promoveram a depredação das sedes dos três Poderes, símbolos da democracia brasileira. 

O Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto, em Brasília, não só foram invadidos, mas também depredados com os atos terroristas de bolsonaristas.

Com o auxílio dos registros divulgados nas redes sociais, o G1 revelou quais dos objetos presentes nos edifícios foram danificados com as invasões registradas neste domingo, 8. Sabe-se, por exemplo, que a obra 'As Mulatas', de Di Cavalcanti, localizada no Planalto, foi danificada pelos invasores, assim como o vitral da artista Marianne Peretti, localizado no Congresso Nacional. O brasão da República, localizado no STF, também foi atacado.

Vandalismo

Também não ficaram de fora as cadeiras usadas por ministros do STF, a porta do armário das togas de Alexandre de Moraes, ministro. Vitrines do Congresso e do Planalto, responsáveis pela exibição de itens históricos, também foram danificadas. 

As vidraças do STF e janelas presentes no Congresso, STF e Planalto também foram alvos dos manifestantes. Mesas e armários e a famosa galeria de fotos dos presidentes que já lideraram o Brasil, localizada no Planalto, também foi depredada.

O presidente Lula, em discurso exibido nacionalmente, informou que os envolvidos nos atos serão identificados e punidos, assim como os financiadores dos atos de terrorismo registrados. Já a presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, disse que o governo do Distrito Federal foi "irresponsável".

"Governo do DF foi irresponsável frente à invasão de Brasília e do Congresso Nacional. É um crime anunciado contra a democracia, contra a vontade das urnas e por outros interesses. Governador e seu secretário de segurança, bolsonarista, são responsáveis pelo que acontecer", escreveu Gleisi nas redes sociais.