Notícias » Ásia

Pinturas rupestres de 3.000 anos são encontradas em caverna na Tailândia

As figuras foram encontradas por funcionários durante uma vistoria no Parque Nacional Phang Nga Bay Marine, no sul do país

Wallacy Ferrari Publicado em 27/07/2020, às 08h44

Uma das pinturas encontradas nas pedras da caverna
Uma das pinturas encontradas nas pedras da caverna - Divulgação/Facebook/thethaigernews/26.07.2020

Uma série de pinturas datadas em aproximadamente 3 mil anos atrás foram encontradas no Parque Nacional Phang Nga Bay Marine, no sul da Tailândia, enquanto os funcionários da reserva realizavam uma vistoria ordenada pelo diretor do parque, Sarayuth Tanthien.

Em entrevista ao Jakarta Post, Sarayuth afirmou que as imagens encontradas foram confeccionadas na antiguidade por marinheiros, que residiram no local para se proteger de monções. Os registros históricos coincidem com a datação realizada por pesquisadores, que situam a pintura há cerca de 3 mil anos.

Montagem reúne quatro das pinturas na caverna / Crédito: Divulgação/Facebook/thethaigernews/26.07.2020

 

O diretor relaciona as novas figuras com anteriores, encontradas em maio no Parque Nacional Sam Roi Yot: "O novo conjunto de pinturas antigas era similar a outras pinturas encontradas na baía de Phang Nga e em suas proximidades [...] Estamos aguardando as autoridades competentes para se juntarem à nossa investigação", afirmou.