Notícias Catástrofes

Historiadores de Harvard indicam qual foi o pior ano da História

Estudo demonstrou que um ano em particular levou a uma série de calamidades que se estenderiam por séculos

quarta 21 novembro, 2018
Um ano para esquecer
Um ano para esquecer Foto:Getty Images

Um time de cientistas liderado pelo historiador Michael McCormick, da Universidade de Harvard, respondeu uma dúvida de bar, mas que é relevante para seu campo. Com um estudo publicado na revista Science, eles afirmam qual foi o pior ano da História.

E o escolhido é... 536. Nenhum ano causou mais desgraça à nossa espécie, segundo eles. Tudo por causa de um vulcão localizado na Islândia. A partir de análises em geleiras dos Alpes Suíços e outros estudos, foi descoberto que uma erupção vulcânica lançou bilhões de toneladas de poeira e detrito na atmosfera.

Notícias Relacionadas

Como resultado, um nevoeiro misterioso cobriu a Europa, o Oriente Médio e partes da Ásia durante 18 meses. “Na Europa, foi o começo de um dos piores períodos para estar vivo, se não o pior ano", explica Michael no estudo. 

O resfriamento global causou efeitos devastadores. Com colheitas arruinadas em diversas partes do globo, a população encarou a fome e crises econômicas. E quem sobreviveu encontraria situações ainda piores. Um exemplo é a Praga de Justiniano, a primeira epidemia de peste bubônica, ocorrida entre 541 e 544 que se espalhou pelo mundo e resultou na morte de 25 a 50 milhões de pessoas.

Thiago Lincolins


Leia Mais:

Receba em Casa

Vídeos

Mais Lidas

  1. 1 Crianças que nasceram como resultado do horrível programa Há 82 anos, nazistas começavam seu repugnante programa de ...
  2. 2 Os quatro milênios da Babilônia
  3. 3 Uma tempestade chamada Pagu
  4. 4 Inquisição: A fé e fogo
  5. 5 Marginália: As alucinadas ilustrações dos livros medievais