Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Planeta em zona habitável é descoberto por satélite da Nasa

A 10 anos-luz de distância, o planeta do tamanho da Terra foi apelidado de “TOI 700 d” e pode ter água em estado líquido

Joseane Pereira Publicado em 07/01/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Planeta "TOI 700 d", encontrado pelo satélite Tess da Nasa - Reprodução/Youtube
Planeta "TOI 700 d", encontrado pelo satélite Tess da Nasa - Reprodução/Youtube

Nesta segunda feira (6), a Nasa anunciou a descoberta de um planeta do tamanho da Terra, a uma distância de sua estrela que permite a existência de água em estado líquido. A descoberta foi feita pelo Satélite de Pesquisas de Exoplanetas em Trânsito, cuja sigla é Tess.

O planeta, que está a apenas 10 anos-luz da Terra, foi apelidado de “TOI 700 d”, e sua estrela, TOI 700, tem 40% do tamanho do sol. Essa é a primeira descoberta do Tess, satélite lançado no ano de 2018 e que descobriu outros dois planetas em volta da estrela. Segundo Paul Hertz, diretor de astrofísica da Nasa, "o Tess foi projetado e lançado especificamente para encontrar planetas do tamanho da Terra e em órbita de estrelas próximas".

A busca por inteligência extraterrestre também é uma das tarefas do satélite Tess, que auxiliará os astrônomos a avançar nesse campo de pesquisa.