Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

PM de SP contará com dez mil câmeras em uniformes até o fim do ano

O objetivo é reduzir os índices de violência policial no estado

Redação Publicado em 17/03/2022, às 12h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Policial Militar utiliza câmera nova em seu uniforme - Divulgação / PM de SP
Policial Militar utiliza câmera nova em seu uniforme - Divulgação / PM de SP

Até o final de 2022, a Polícia Militar do estado de São Paulo deverá ter mais de 10 mil câmeras acopladas nos uniformes de seus agentes, como forma de tentar conter problemas como abuso de autoridade e violência policial.

As Câmeras Operacionais Portáteis (COP), que gravam imagens e áudios de maneira ininterrupta durante um período de 12 horas, começaram a ser utilizadas em junho do ano passado, quando 2.500 unidades foram adquiridas. Hoje, já são mais de 5.600 em funcionamento.

Conforme informou o portal de notícias G1, os equipamentos, de modelo Axon Body 3, são colocados na parte da frente dos coletes à prova de balas dos policiais militares, garantindo que toda a operação seja registrada.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, cada câmera custa R$ 786 por mês aos cofres públicos. De acordo com a fonte, desde junho de 2021 até setembro, houve 46% menos mortes decorrentes da atividade policial no estado em comparação ao mesmo período observado em 2020.