Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Curiosidades

‘Poço do Inferno’ no Iêmen é explorado pela primeira vez

Espeleólogos desceram ao local na tentativa de solucionar incógnitas; entenda

Isabela Barreiros, sob supervisão de Penélope Coelho Publicado em 25/09/2021, às 11h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Espeleólogos exploram o "Poço do Inferno" no Iêmen - Divulgação/Vídeo/BBC
Espeleólogos exploram o "Poço do Inferno" no Iêmen - Divulgação/Vídeo/BBC

Um time de espeleólogos de Omã foi responsável por explorar pela primeira vez o local conhecido como “Poço do Inferno”. Trata-se de um imenso buraco localizado no deserto da província de Al-Mahra, no leste do Iêmen, que vem chamando a atenção de moradores.

Os exploradores fizeram o que acreditam ser a primeira descida no enorme poço, que conta com cerca de 30 metros de largura e 112 metros de profundidade, de acordo com a AFP. A magnitude da maravilha natural assombra as pessoas que vivem na região.

O local passou a ser temido principalmente em razão das lendas regionais que passaram a apontar o a caverna como habitat de demônios e espíritos malignos, o que faria com que qualquer um que entrasse ali fosse amaldiçoado.

O 'poço do inferno' / Crédito: Divulgação/vídeo/Youtube/AFP

No entanto, com a mais recente expedição, os pesquisadores não encontraram nada disso. Na verdade, eles se depararam com cobras, animais mortos, estalagmites e pérolas da caverna, produzidas a partir do gotejamento da água das chuvas, feitas de sais de cálcio.

"Havia cobras, mas elas não fazem nada com você se você não as perturbar", disse Mohamed al-Kindi, professor de geologia na Universidade Alemã de Tecnologia de Omã, à agência de notícias. 

"Coletamos amostras de água, pedras, solo e alguns animais mortos, mas que ainda precisam ser analisados", explicou. 

Al-Kindi relatou ainda que os espeleólogos toparam participar da aventura por “paixão” e que  "pareceu-nos que esse projeto iria revelar uma nova maravilha e parte da história do Iêmen". 

Saiba mais sobre o Poço do Inferno por meio dessa reportagem da Aventuras na História.