Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Poços lunares

Poços lunares com temperaturas ‘possíveis’ para humanos são revelados por sonda da Nasa

Descoberta de poços e cavernas “termicamente estáveis” na Lua empolgou cientistas: ‘Perspectiva de um dia explorá-las’

Redação Publicado em 27/07/2022, às 09h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Poços na superfície da Lua - Divulgação/NASA/GSFC/Arizona State University
Poços na superfície da Lua - Divulgação/NASA/GSFC/Arizona State University

Poços e cavernas na Lua com temperaturas “confortáveis” para seres humanos foram descobertos pela sonda da Nasa Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO, na sigla em inglês) e empolgaram cientistas.

Dentro desses poços, foi possível identificar pontos sombreados com temperaturas em torno de 63 °F, aproximadamente 17 °C, tornando-se locais “termicamente estáveis” para a exploração lunar.

Segundo informou a CNN, com informações da Nasa, a superfície da Lua conta com áreas que podem chegar a temperaturas até 260 °F, em torno de 127 °C — temperatura no limite do que o corpo humano aguenta. À noite também é extremo: -280 °F, cerca de -173 °C.

As sombras descobertas pela sonda nos poços da Lua seriam capazes de limitar o quão quente durante o dia, evitando que o calor se irradie à noite e faça com que o local fique extremamente frio.

Exploração lunar

“A exploração lunar faz parte do objetivo da Nasa de examinar e entender o desconhecido no espaço, para inspirar e beneficiar a humanidade”, destacou a Nasa.

Para Noah Petro, do Centro de Voos Espaciais Goddard da Nasa, “saber que os poços criam um ambiente térmico estável nos ajuda a pintar uma imagem dessas características lunares únicas e a perspectiva de um dia explorá-las.”


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.