Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

“Pode acontecer, mas é difícil”: Joe Biden comenta sobre a retirada das tropas americanas do Afeganistão

O prazo de 1 de maio faz parte de um acordo histórico para manter a paz no país do sudoeste asiático

Alana Sousa Publicado em 17/03/2021, às 13h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joe Biden, o presidente dos EUA - Wikimedia Commons
Joe Biden, o presidente dos EUA - Wikimedia Commons

Durante uma entrevista à ABC News, transmitida na manhã desta quarta-feira, 17, repercutida pelo portal UOL, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden comentou sobre a retirada de tropas do Afeganistão no prazo estipulado.

Para o líder americano, “pode acontecer, mas é difícil”. Biden ainda acrescentou: “O fato é que não foi um acordo negociado de forma muito sólida pelo ex-presidente” e que está no processo de “tomar uma decisão agora sobre quando eles partirão”.

Um acordo histórico promete retirar todos os soldados americanos do território afegão até o dia 1 de maio. O projeto visa ainda uma trégua de paz entre os talibãs e o governo de Abdul Ghani.

Desde 2001, quando aconteceu o ataque às Torres Gêmeas, os Estados Unidos ocupam o Afeganistão. O objetivo agora é que o poder seja dividido entre entidades locais, dando um fim no conflito que dura duas décadas.

Sobre o Joe Biden 

No dia 7 de novembro, a projeção da agência Associated Press confirmou que o candidato democrata Joe Biden conseguiu atingir 274 delegados — 4 a mais do que o necessário —, sendo eleito o 46º presidente dos Estados Unidos. O presidenciável disputava a vaga contra o republicano Donald Trump, que buscava a reeleição. 

O anúncio da vitória ocorreu após o término da apuração no estado da Pensilvânia. Biden também venceu na contagem de votos totais, com mais de 4 milhões de votos. Veículos como a CNN, The New York Times e NBC apontaram a vitória do democrata.

Joe Biden não apenas será responsável por tirar o título do ex-apresentador de ‘O Aprendiz’, como também baterá um recorde do antecessor: Será o mais velho a assumir o cargo de presidente dos Estados Unidos. Trumpjá havia declarado vitória no dia 4 de novembro, antes mesmo do encerramento da apuração.

Formado em história, ciência política e direito, Biden atuou por algum tempo como advogado antes ir para a área da política. Ele foi um senador bem-sucedido, certa vez tendo até seis mandatos consecutivos. 

As duas últimas vezes que tentou concorrer à presidência, não teve sucesso. Foi nessa segunda tentativa, inclusive, que ele se aproximou de Barack Obama, e os dois políticos acabaram formando a chapa que venceu as eleições de 2008 nos Estados Unidos. Biden foi o vice de Obama durante seus dois mandatos.