Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Afeganistão

Poderoso arsenal: Talibã realiza desfile militar com armas dos EUA

Os equipamentos bélicos foram fornecidos pelas autoridades norte-americanas ao antigo governo afegão

Ingredi Brunato, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 15/11/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de membros do Talibã no Afeganistão no início da década de 2000 - Getty Images
Imagem meramente ilustrativa de membros do Talibã no Afeganistão no início da década de 2000 - Getty Images

O Talibã realizou um ostensivo desfile militar em uma das avenidas principais da cidade de Cabul, a capital afegã, no último domingo, 14. Durante o evento, os combatentes do grupo fundamentalista exibiram seus equipamentos militares, muitos desses sendo de fabricação estrangeira. 

O motivo por trás do desfile teria sido o fato que 250 soldados haviam terminado o treinamento necessário para juntar-se às forças da organização, conforme comunicado por Enayatullah Khwarazmi, o representante atual do Ministério da Defesa do país. 

De acordo com informações repercutidas pelo UOL, os membros do Talibã brandiam rifles norte-americanos, veículos blindados também dos Estados Unidos, e helicópteros de marca russa.

Dessa forma, o desfile também constituiu uma demonstração de força ao garantir que fosse de conhecimento público o poderoso arsenal que o exército do grupo possui no momento.

Vale lembrar que boa parte destes aparatos bélicos foi fornecida pelo governo estadunidense no período anterior ao retorno do Talibã. O objetivo deles era justamente que fossem usados para reprimir as forças do grupo.

De forma irônica, no entanto, depois que o último governo foi derrubado pelos combatentes do Talibã, eles tiveram a oportunidade de pegar essas armas para si.