Notícias » Afeganistão

Poderoso arsenal: Talibã realiza desfile militar com armas dos EUA

Os equipamentos bélicos foram fornecidos pelas autoridades norte-americanas ao antigo governo afegão

Ingredi Brunato, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 15/11/2021, às 09h00

Imagem meramente ilustrativa de membros do Talibã no Afeganistão no início da década de 2000
Imagem meramente ilustrativa de membros do Talibã no Afeganistão no início da década de 2000 - Getty Images

O Talibã realizou um ostensivo desfile militar em uma das avenidas principais da cidade de Cabul, a capital afegã, no último domingo, 14. Durante o evento, os combatentes do grupo fundamentalista exibiram seus equipamentos militares, muitos desses sendo de fabricação estrangeira. 

O motivo por trás do desfile teria sido o fato que 250 soldados haviam terminado o treinamento necessário para juntar-se às forças da organização, conforme comunicado por Enayatullah Khwarazmi, o representante atual do Ministério da Defesa do país. 

De acordo com informações repercutidas pelo UOL, os membros do Talibã brandiam rifles norte-americanos, veículos blindados também dos Estados Unidos, e helicópteros de marca russa.

Dessa forma, o desfile também constituiu uma demonstração de força ao garantir que fosse de conhecimento público o poderoso arsenal que o exército do grupo possui no momento.

Vale lembrar que boa parte destes aparatos bélicos foi fornecida pelo governo estadunidense no período anterior ao retorno do Talibã. O objetivo deles era justamente que fossem usados para reprimir as forças do grupo.

De forma irônica, no entanto, depois que o último governo foi derrubado pelos combatentes do Talibã, eles tiveram a oportunidade de pegar essas armas para si.