Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra

Policiais na Polônia descobrem 76 projéteis não detonados da Segunda Guerra Mundial

Objetos potencialmente perigosos foram encontrados em campo de cidade no interior e não serão levados a um instituto de conservação

André Nogueira Publicado em 11/06/2020, às 07h00 - Atualizado às 07h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bombas da Segunda Guerra - Polícia da Polônia
Bombas da Segunda Guerra - Polícia da Polônia

Projéteis de artilharia explosivos da Segunda Guerra Mundial foram encontrados em campo de Jaslo, na Polônia, por policiais, depois que foi relatado indício de existência de algumas no local. Após dias de escavação, foram contabilizados 76 projéteis não estourados, potencialmente perigosos.

A revelação ocorreu após uma delegacia receber informes de munições, provavelmente de guerra, num campo local, e enviou ao sítio reconhecedores pirotécnicos. Após a retirada de duas bombas de 60 cm do solo, foi necessária uma averiguação maior, realizada pelo 21º Comando do Batalhão em Rzeszów.

Bombas / Crédito: Polícia da Polônia

Com isso, foram desenterradas mais de 70 dessas peças, incluindo 17 projéteis de calibre 152 mm e 56 calibre 122 mm. Diversos cartuchos e um fusível também fizeram parte da descoberta, que preocupou os policiais e militares.

Por conta do alto risco dos objetos, foi decidido o descarte das munições em um campo de treinamento militar.  Eles já foram levados ao local onde serão controladamente explodidos e descartados, mas averiguações técnicas ainda devem ser realizadas.