Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

População vulnerável receberá vacina contra varíola do macaco nos Estados Unidos

Segundo as autoridades, há cinco casos de infecção pela doença no país

Redação Publicado em 24/05/2022, às 08h30

Profissional de saúde prepara seringa - Getty Images
Profissional de saúde prepara seringa - Getty Images

Os Estados Unidos irão distribuir vacinas e tratamentos contra a varíola do macaco para pessoas vulneráveis, incluindo aquelas que tiveram contato próximo com indivíduos infectados. Até o momento, há cinco prováveis casos da doença no país. 

De acordo com o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC), uma infecção foi confirmada em Massachusetts. Os outros quatro casos são de pessoas infectadas em Nova York, Flórida e Utah, por um vírus pertencente à mesma família da varíola do macaco, o orthopoxvírus.

Conforme informações da AFP, o sequenciamento genético do caso em Massachusetts coincide com o de um paciente de Portugal. Especialistas também descobriram que o vírus pertence a uma cepa do oeste da África, a qual é considerada a menos agressiva entre as duas cepas existentes.

Distriuição de vacinas

"No momento, esperamos maximizar a distribuição de vacinas para aqueles que sabemos que podem se beneficiar das mesmas", declarou a vice-diretora da divisão de patógenos e patologias de consequências graves, Jennifer McQuiston.

De acordo com ela, essas seriam "pessoas que tiveram contato com um paciente com varíola do macaco, profissionais de saúde, seus contatos mais próximos e, em particular, aqueles que podem correr alto risco de doença grave”.